Dolores Duran, a moça pobre, nascida num subúrbio do Rio de Janeiro em 1930, cuja voz encantou e mereceu elogios de Ella Fitzgerald e Charles Aznavour, desde muito cedo garantiu seu lugar no meio artístico.
Iniciou sua carreira aos 5 anos como o anjo-cantor das pastorinhas, percorreu programas de calouros arrebatando prêmios até atingir o posto de crooner nas noites cariocas, cantando em vários idiomas.
Interpretando Fernando Lobo, Ismael Silva, Billy Blanco, Antonio Maria e Ismael Neto, já consagrada uma estrela fez turnês com outros artistas famosos pela América do Sul, Europa e União Soviética, ente 1955 e 58.
Fez sua primeira gravação em disco em 1953, mas só três anos mais tarde a letrista Dolores Duran teve sua grande chance numa parceria com Vinícius de Moraes e Tom Jobim:
"Ah? Você está vendo só Do jeito que eu fiquei E que tudo ficou..." Diz-se que Vinícius rasgou os versos feitos por ele, preferindo a letra de Dolores Duran. E todo o mundo cantou o Por causa de você. Despontou então a cantora-compositora em várias parcerias, uma das mais famosas com um velho conhecido da época de 1950 - o pianista Ribamar. Sem sombra de dúvida foi Ribamar o seu maior intérprete. Mas suas melhores composições não tiveram parceria: Castigo, Fim de caso, Solidão, A noite do meu bem, Não me culpe. Sua ânsia de viver transmitida no cantar levou-a à exaustão muito cedo: - Não me acorde. Estou muito cansada. Em suas andanças noturnas Dolores Duran ia compondo e a cantora Marisa, a Gata Mansa, sua grande amiga, foi a responsável pela divulgação de duas jóias musicais após sua morte, em 1959: Quem foi, e Ternura Antiga, ambas musicadas por Ribamar. Ternura Antiga obteve o segundo lugar no festival "As dez mais lindas canções de amor", patrocinado pela extinta TV Rio, no ano de 1960. Conferiu a glória póstuma a Dolores Duran, que definitivamente cantou o amor, a dor de cotovelo, a nostalgia e o romantismo de sua época. |
Ah! eu quero o amor o amor mais profundo
Eu quero toda beleza do mundo
Para enfeitar a noite do meu bem
Fonte do Texto: http://www.velhosamigos.com.br
0 comentários:
Postar um comentário